O legado de Jóhann Jóhannsson

O compositor e produtor Jóhann Jóhannsson faleceu no dia 9 de fevereiro em Berlin, aos 48 anos de idade. Nascido e criado em Reykjavík, na Islândia, o músico ganhou destaque por produzir as trilhas sonoras de filmes como ‘A Teoria de Tudo‘ (2014), ‘Sicario: Terra de Ninguém‘ (2015) e ‘A Chegada‘ (2016).

A carreira musical de Jóhannsson começou nos últimos anos da década de 1980, quando foi guitarrista e produtor de bandas de rock indie, entre elas, Olympia, Unun e Ham. Seu desenvolvimento criativo se deu através da Kitchen Motors, a gravadora e organização artística que ele ajudou a criar em 1999. Lá, eram instigadas as colaborações entre músicos de jazz, punk, metal, música clássica e eletrônica para “criar hibridismos e ampliar as oportunidades do ramo”, segundo o próprio Jóhannsson.

Seu primeiro álbum solo foi lançado em 2002, com o título “Englabörn“. O mais recente, intitulado “Orphée“, teve seu lançamento em 16 de setembro de 2016, e foi inspirado na interpretação do mito grego de Orfeu feita pelo poeta romano Ovídio.

"A Pile of Dust", 5ª faixa do álbum "Orphée"

Em 2014, o lançamento do filme ‘A Teoria de Tudo’, de James Marsh, rendeu a Jóhannsson o Globo de Ouro por Melhor Trilha Sonora Original, bem como outras três indicações, incluindo o Oscar, o British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) e o Grammy.

Trilha sonora completa do filme

No ano seguinte, sua composição para ‘Sicario: Terra de Ninguém’, do diretor Denis Villeneuve,  emplacou outras duas indicações, uma ao Oscar e outra ao BAFTA.

A parceria entre Jóhannsson e Villeneuve provou ser uma de sucesso quando, em 2017, a trilha sonora de ‘A Chegada’ garantiu o World Soundtrack Awards de Melhor Compositor Cinematográfico do Ano, além de indicações ao BAFTA e ao Globo de Ouro. De acordo com Joe Muggs, do site The Guardian, “apesar da inegável escuridão e horror existencial em seu trabalho, Jóhannsson era um músico complexo, e a beleza que cerca essa escuridão é importante. ‘A Chegada’ é, acima de tudo, um filme sobre esperança, e sua trilha sonora reflete isso”.

"Heptapod B", 2ª faixa da trilha sonora de 'A Chegada'

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close