Realidade Virtual: um mundo novo?

Fugir da realidade e entrar em um mundo completamente novo onde você pode assumir qualquer identidade já foi trabalho de diversos livros. Hoje, com a ajuda da tecnologia, assumir uma nova identidade e encontrar-se em um local que proporciona diversão e descontração se tornou ainda mais fácil. Com a chegada dos Jogos de Realidade Virtual (Virtual Reality Games, VR, em inglês) é possível entrar em qualquer atmosfera desejada – desde guerras em épocas antigas à viagens galácticas.

vrgif

A Realidade Virtual é uma tecnologia que gera cenários através do uso de sistemas computacionais e equipamentos específicos, propondo aos jogadores determinadas vivências que os fazem esquecer que estão em um mundo virtual. Funciona assim: os players escolhem o jogo que desejam, podendo ser o mundo pós apocalíptico zumbi, cenário de guerra ou uma viagem ao espaço sideral. Com a ajuda do equipamento VR – que consiste em óculos, controle e mochila sensorial – o jogador pode ver, ouvir, sentir e controlar tudo como se a experiência estivesse acontecendo na vida real.

Mas até aonde vai a brincadeira? Não é de hoje que se fala em realidade virtual. matrixEm filmes como Matrix (1999), escritores e editores de Hollywood já trabalhavam com a ideia de deslocar-se do mundo real para determinados espaços virtuais, afim de simular a realidade como conhecemos embaçada por filtros gerados por seus criadores. Mais recentemente a série Black Mirror (2011) têm retratado o véu que separa o real do virtual com bastante atenção, já tendo sido aclamada pela crítica e por sociólogos como “a realidade que muitos evitam conversar sobre”.

Com a chegada dos jogos de Realidade Virtual abre-se mais uma porta para a fuga do mundo como conhecemos. Em Sword Art Online, mangá criado em 2009 por Reki Kawahara, os personagens principais Kirito e Asuna encontram no mundo de Aincrad, fornecido pelo jogo que leva o nome da ilustração, um cenário pacífico que mostra, através de uma realidade sem muitas responsabilidades, a possibilidade de desenvolver suas personalidades e interagir em tempo real com outros jogadores através do globo.

sao

O conflito apresentado na trama se apresenta através do vilão da estória que decide impedir os jogadores de saírem do jogo, tornando impossível fazer logoff. A partir daí novas regras são impostas por este indivíduo, forçando os demais a percorrerem todos os níveis do jogo afim de terminá-lo e, por fim, voltar para o mundo real.

Diversos episódios da série Black Mirror também já retrataram como nós estamos presos de alguma forma à realidade virtual que nos é vendida – seja por smartphones, aplicativos ou jogos. A inexistência da privacidade, a urgência por likes e a necessidade de criar espaços de convivência no mundo virtual (Bauman, 1999) vêm se tornando cada vez mais presentes no mundo em que vivemos, propondo que constantemente façamos questionamentos sobre o uso apropriado de tais tecnologias, especialmente dentro do meio jovem e infantil.

blackmirror2

A espera pelo o novo, o inesperado e desconhecido envolve e atiça a curiosidade de muitos para este mundo virtual que cada vez mais têm cativado jovens e adultos. Jogos como VRChat (2017), Job Simulator (2016) e outros inspirados em filmes famosos como Resident Evil, Star Trek e Batman tem conquistado as prateleiras das lojas de brinquedos e entretenimento nerd.

O mercado dos Virtual Reality Games só tende a expandir. Empresas conceituadas como Samsung e Google já lançaram seus óculos-VR e vem investindo cada vez mais nessa tecnologia, afim de inovar e expandir conhecimentos e clientes. Dessa forma é possível agradar não apenas o público extenso que busca por tais jogos, mas também aumentar a visibilidade das empresas e implantar no cotidiano, a considerada “tecnologia do futuro”.

 

Um comentário em “Realidade Virtual: um mundo novo?

  1. Maria Christina Oliveira 16 de fevereiro de 2018 — 20:28

    Achei a matéria maravilhosa, escrita com objetividade e leveza, Parabéns pela postagem!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close