Steven Universo e suas muitas formas de amar

Steven Universo é uma série animada exibida pelo Cartoon Network desde 2013, e sem dúvida uma das melhores animações da geração de novas obras do canal norte-americano. Eis o por quê: personagens relacionáveis bem desenvolvidos, história fantástica que facilmente fisga adultos (além de crianças), trilha sonora envolvente e cenas de luta épicas.

Crystal_Gems_New_regeneration_with_Steven.png
Pérola, Ametista, Garnet e Steven

Rebecca Sugar é a criadora do desenho no qual a Terra é protegida por um grupo de alienígenas rebeldes, as Crystal Gems, da invasão das Gems do Planeta Natal. A história mostra a rotina de Steven (metade humano, metade gem), Garnet, Pérola e Ametista (gems que desertaram) enquanto salvam o planeta das ameaças das gems.

Gems são seres humanóides do sexo feminino criadas a partir de pedras, elas possuem sentimentos, como os seres humanos, e algumas têm suas sexualidades definidas. Esse é o foco deste texto: as relações amorosas e a amizade dos personagens.

E isso é algo que descobrimos ao longo das temporadas, como Steven foi gerado através da relação entre Greg (seu pai, um humano) e sua mãe (uma gem). A líder da rebelião Rose Quartz, que se viu obrigada a desistir de sua existência para que o filho nascesse. Uma Gem só pode existir se sua pedra estiver intacta e para Steven existir, precisou herdar a pedra de sua mãe.

Leão_3_07_-_1080p.png

O que gerou um conflito entre Pérola e Greg. Pérola era apaixonada por Rose e nutria um grande ressentimento por ele, inveja do amor entre os dois. Greg e Pérola só conseguem se entender quando convencidos por Steven a conversarem e revelarem seus sentimentos. Mesmo sendo uma criança, Steven é laço de união da história, todos querem protegê-lo e tentam ser melhores por ele.

 

 

 

 

 

Fusões

À primeira vista a fusão é um recurso usado pelas Crystal Gems para se tornarem mais poderosas ao derrotarem seus inimigos, mas não é apenas isso! A fusão é uma metáfora para o mito da alma gêmea, de Platão, um conceito criado pelo filósofo de que os seres humanos eram completos e que foram divididos em dois por Zeus, condenados a vagar eternamente a procura de sua outra metade pois a saudade nada mais é do que o sentimento de que algo nos falta, algo que era nosso antes.

259yx3.gif
Rubi e Safira

No enredo o mito se mostra através de vários tipos de fusões, que representam relações duradouras, passageiras e até abusivas.

Garnet é uma fusão permanente entre Safira e Rubi, uma representação concreta de que dois seres encontraram sua metade. Os relacionamentos passageiros são mostrados em fusões feitas por curtos períodos de tempo, geralmente para enfrentar alguma adversidade: Stevonnie (fusão entre Steven e Connie), Quartzo Fumê (fusão entre Steven e Ametista), Opal (fusão entre Pérola e Ametista) e Alexandrite (fusão entre Garnet, Ametista e Pérola).

A fusão geralmente acontece por meio de uma dança, e essa dança diz muito sobre a relação entre quem está se fundindo.

Quando Jasper força Lápis Lazúli a se fundir com ela, esta só aceita para impedir que a vilã machuque as Crystal Gems. Lápis toma o controle de Malaquita (nome dado a fusão entre as duas) e a força um exílio no fundo do mar.  Depois de perder o controle da fusão e ser separada por Opal, Jasper tenta mais uma vez fazer Lápis se fundir a ela, mas graças a ajuda de Steven, Lápis fica livre.

Mais que um desenho, Rebecca Sugar prova que Steven Universo é uma odisseia sobre amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close