Série “O Mecanismo” gera polêmica após estreia

Lançada na última sexta feira (23), O Mecanismo, série da Netflix, foi alvo de polêmicas em solo brasileiro. Tendo como palco recentes casos de corrupção, a trama mostra a perspectiva do personagem Marco Ruffo (Selton Mello), um delegado aposentado da policia federal, e sua aprendiz, Verena Cardoni (Carol Abras), os quais são inseridos dentro do maior esquema de lavagem de dinheiro do país.

As reações do público foram diversas e vão desde pedidos de boicote até o cancelamento de assinaturas do canal de streaming. Entre as principais críticas está o fato do personagem inspirado no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizar a frase “estancar a sangria”, dita verdadeiramente por Romero Jucá (Senador do PMDB) em áudio divulgado no ano de 2016.

No último domingo (25), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), criticou a produção, afirmando que embora o conteúdo seja baseado em fatos reais, o cineasta responsável distorceu a realidade e instiga uma má reputação aos personagens envolvidos. “É forçoso reconhecer que se trata de ficção. Caso contrário, o que se está fazendo não está baseado em fatos reais, mas em distorções reais, em fake news“, diz.

Em entrevista ao Observatório do Cinema, o criador do seriado, José Padilha, rebateu as reações negativas afirmando que a discussão é desnecessária. “Essa turma não entendeu que a série é uma crítica ao sistema como um todo e não a esse ou àquele político ou a qualquer grupo partidário. Por isso se chama O Mecanismo. Assim, misturar falas ou expressões de um político-personagem que o público pode confundir quem falou não tem a menor importância, pois são todos parte do sistema. É esse mecanismo que queremos combater”.

Na manhã desta segunda feira (26), o canal de streaming liberou um vídeo no qual o criador e o elenco explicam o título da obra. Confira:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close