BEL lança clipe para o single “Esse Calor” e mostra que música é para celebrar e militar

Em uma constante crescente no cenário independente, BEL lança clipe para o single “Esse Calor”, presente em seu disco de estreia Quando Brinca. Além de trazer sua cidade como plano de fundo (Rio de Janeiro) e o calor enunciado no título, a cantora faz de seu clipe espaço para a visibilidade lésbica.

As ideias para esse vídeo surgiram a partir de reflexões sobre a identidade e da reafirmação como lésbica da cantora. “Nesse vídeo, quis escancarar! Pensei no que a letra me dizia na época que compus (2012, faz tempo!) e no que ela me diz agora. Sentir o calor do meu corpo e de fora dele, sentir os desejos, os arrepios, sentir a cidade, pegar tudo isso e fazer um caldo biotônico poderoso suculento que me empodera, tipo o espinafre do Popeye”, relata BEL.

Foi nesse processo de autoconhecimento e observação que ela se questionou a respeito de como falar sobre a visibilidade lésbica sem seguir o lugar comum das narrativas sobre LGBT – que sua grande maioria estão restritas a traumas, sofrimentos e fins trágicos  e encontrou o rumo que o clipe seguiria, a celebração. “Celebrar o fato de que sei o que me faz feliz, celebrar a luta – por que não? Gritar: ‘sou sapatão e sou feliz!’ “, esclarece a artista.

A direção ficou por conta da própria cantora, a performance traz uma coreografia construída coletivamente pelo elenco, formado por cerca de vinte mulheres lésbicas, e mediada por Luna Leal e, claro, o calor irremediável do Rio.

Muito mais do que um manifesto a favor do espaço público, o vídeo é um posicionamento político a favor do empoderamento lésbico. A cena que mais marcou BEL no clipe foi a coreografia, e foi a partir dela que outras ideias surgiram.

A artista fez uma campanha informal para convidar mulheres que se identificassem como sapatão para participar do vídeo e reuniu mais de 20 pessoas. “A gente fez um processo lindo de trabalho de corpo, de criação. Foi emocionante demais! Sempre quis fazer um clipe com dança, mas nunca imaginei que fosse fazer um com coreografia feita e executada por 22 sapatonas. Além dessas manas, ainda tem toda uma equipe maravilhosa que se juntou a essa ideia maluca e fez acontecer esse clipe. Sou muito grata a todo esse grupo”, agradece BEL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close