Os refinados traços e sentimentos de Violet Evergarden

Gentil, sentimental, calma e por vezes intensa. Esses elementos marcam as principais características da animação exibida pela Netflix, Violet Evergarden, assim como sua principal personagem.

Produzida pelo estúdio Kyoto Animation, a animação retrata a vida de uma jovem guerreira do exército que foi criada desde cedo para ser uma ferramenta de combate. Totalmente alheia a qualquer tipo de sentimento e contato social, Violet, servia ao Exército de Leidenschaftlich – reino fictício onde se passa a história.

violet-evergarden

Após o fim da guerra e seu reino tendo saído vitorioso, a protagonista se encontra em um hospital sem seus dois braços, os quais foram substituídos por próteses mecânicas. Contudo, isso é totalmente sem importância para a mesma diante da ausência de seu mentor, Major Gilbert, que em um momento anterior de desespero revelou seus reais sentimentos para Violet.

O problema é que a jovem ex-combatente é incapaz de entender qualquer sentimento. Criada longe de uma infância normal acabou encontrando em Gilbert a primeira noção de afeição. Contudo, naquele momento a protagonista é visitada por Hodgins, velho amigo de Gilbert, o qual lhe oferece um emprego como uma “Auto Memories Doll”. Em outras palavras, uma escritora de cartas. Seria esta a oportunidade de Violet entender os sentimentos que lhe foram negados e encontrar o significado do “Eu te amo” expressado pelo major no que poderia ter sido seu último momento vivo.

“Gilbert foi o único que a deu amor enquanto ela só sabia de guerra. Por isso ela está incansavelmente procurando o seu significado.”

Seja através dos clientes, ou pela própria protagonista, em todos os episódios são apresentadas situações de vida que nos fazem refletir sobre o que somos e o que buscamos. O apego pela vida, a dor pela perda, a solidão pela exclusão e a gratidão pela conquista.

A animação mantém a excelência de seu estúdio. Tanto personagens quanto cenários são repletos de detalhes e qualidade de design. Isso é percebido desde a velhice dos edifícios destruídos até a vivacidade de campos floridos. O modelo das personagens foi elaborado por Akiko Takase, ilustradora conhecida pelo trabalho requintado na exibição de figurinos, cicatrizes e expressões faciais marcantes em seus desenhos.

L2ThOKq

Assinada por Evan Call, músico americano, a trilha sonora do anime acompanha cada cena exibida de forma complementar. O estilo de sinfonia acentua os sentimentos de cada cena e a psicologia por trás de cada drama ou situação apresentado.

Com todos os episódios disponíveis na Netflix, Violet Evergarden foi lançada simultaneamente no Japão e Brasil, apresentando, inclusive, dublagem. Embora não agradando parte dos fãs, o processo de dublagem foi realizado pela Dubbing Company, de Campinas – SP e permite uma experiência agradável para quem busca acompanhar a animação sem o uso de legendas.

Com apenas 13 episódios, a animação é um deleite para quem busca uma história refinada e sentimental. Confira o trailer:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close