Festival Internacional de Cinema de Toronto: confira os destaques

O Festival Internacional de Cinema de Toronto acontece todo outono na cidade canadense desde 1976. Batizado de Festival of Festival, no início exibia apenas os melhores filmes de outros festivais internacionais. O nome Toronto Internacional Film Festival (TIFF) foi atribuído apenas em 2009. 

Hollywood, que a princípio ignorou o evento por considerar o público de Toronto muito provincial, aderiu ao festival impulsionado pela sua crescente expansão. Após essa adesão, o TIFF se transformou em um grande alicerce para a indústria cinematográfica norte-americana. 

Centenas de filmes foram apresentados este ano, além de documentários e curtas metragens de diversos países. O festival se tornou hotspot no cenário cinematográfico por ser uma previsão de quais serão os indicados ou até ganhadores do Oscar. Em anos anteriores, longas  como 12 anos de Escravidão e O Discurso do Rei venceram categorias de “Melhor Filme” no Oscar e no TIFF.

A surpresa deste ano foi Green Book, que venceu o prêmio mais importante da noite, desbancando favoritos como A Star Is Born e If Beale Street Could Talk. A comédia narra a história de amizade entre um pianista negro e seu motorista branco, em um período de grande tensão racial nos EUA. 

Confira os destaques do TIFF 2018:
A Star Is Born
O primeiro projeto dirigido pelo ator Bradley Cooper, é o terceiro remake do longa. Cooper interpreta um cantor country que se apaixona por uma estrela em ascensão, interpretada pela diva pop Lady Gaga, em sua estreia como protagonista no cinema.

astarisborn.jpg
A Star Is Born estreia dia 11 de outubro no Brasil. | Foto: Divulgação

If Baele Street Could Talk
O filme é dirigido pelo aclamado diretor de Moonlight, Barry Jenkins, e conta a história de uma mulher grávida que tenta livrar seu marido de falsas acusações raciais.

IBSCT_01405_R
Romance se passa no Harlem em um período turbulento. | Foto: Divulgação

The Hate U Give
Baseado no livro de mesmo nome, o longa retrata o abuso de poder da polícia em abordagens contra negros, levando a homicídios brutais. A revolta da população cria movimentos como “Black Lives Matter”.


Boy Erased
O filme teve um dos trailers mais comentados no Twitter este ano, e conta a história, baseada em fatos reais, de uma instituição que recebe meninos para aplicar a tal “cura gay”. Boy Erased é protagonizado Lucas Edges, que estrela três produções que estão no festival, e conta com a participação do cantor de Troye Sivan.


Mid 90s
Provavelmente filme “coming of age” queridinho da temporada, Mid 90s é dirigido pelo ator Jonah Hill, e retrata o crescimento de uma criança no meio de skatistas nas ruas marginalizadas de Los Angeles.


Beautiful Boy
Timothée Chalamet volta ao TIFF depois de estrelar o consagrado Call Me By Your Name, no ano passado. Chalamet atua ao lado de Steve Carroll neste drama familiar.


First Man
Depois do enorme sucesso com o musical La La Land, vencedor do principal prêmio do TIFF em 2016, o diretor Damien Chazelle repete a parceria com Ryan Gosling. O filme retrata a trajetória de Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua.


Vox Lux
Natalie Portman volta a encarnar o Cisne Negro no cinema. Bom, não exatamente, mas o figurino lembra bastante o filme de 2010. Em Vox Lux, uma estrela pop alcançou a fama após sobreviver a uma tragédia. Assista o teaser:


Produções Netflix
Seguindo direção contrária do Festival de Cannes, que barrou qualquer produção da Netflix, o TIFF exibe oito produções da plataforma de streaming, incluindo Outlaw King, que abriu o festival.

A popularidade dos serviços de streaming e a invasão de suas produções originais diminuiu a bilheteria de filmes feitos para o cinema. O TIFF afirma que se compromete em trazer o público para as salas de cinema, e com o selo Netflix esse chamado dificilmente será ignorado.

Foto destaque: Divulgação

2 comentários em “Festival Internacional de Cinema de Toronto: confira os destaques

  1. Arrasou!

    Curtir

  2. Muito animado pra First Man. Damien me chama atenção desde Whiplash e ainda junto de Ryan Gosling denovo, promete!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close