Maniac: nova aposta da Netflix traz futurismo-retrô

‘Maniac’, nova minissérie da Netflix composta por 10 episódios, com roteiro e direção executiva de Cary Fukunaga, aborda uma mistura de ficção científica e um emaranhado de dramas psicológicos.

O enredo é protagonizado pelos personagens Owen (Jonah Hill) e Annie (Emma Stone), que enfrentam muitas coisas juntos, desde uma bruxa, até uma invasão alienígena e espiões russos. Tudo isso em um futuro distópico, que mescla altas tecnologias e também nostalgia, como se fosse um 2018 imaginado por alguém que vive em 1970.

Os personagens melancólicos se conhecem durante o teste de um novo medicamento lançado pela empresa Neberdine Pharmaceutical Biotech, que promete a cura de todos os transtornos psíquicos humanos. O que seria perfeito já que Owen é um ricaço esquizofrênico que foi abandonado pela família, que não consegue distinguir realidade de fantasia e Annie, é uma dependente química de um medicamento alucinógeno.

Lembrando que Jonah e Emma já atuaram juntos no filme ‘SuperBad’ (2007), e individualmente em vários sucessos como ‘O Lobo de Wall Street’ (2003) e ‘La la land’ (2016),  pode-se dizer que existia uma grande expectativa em torno dos atores e que ela foi entregue de maneira cirúrgica, certeira e sem falhas. A série explora perfeitamente os personagens.

Com uma direção de artes que trabalhou o uso das cores, que oscilam de delicadas a energéticas, culminando no ar futurista, e em focos de câmera que geram cenários simétricos e nostálgicos. A própria estrutura dos episódios gira em cima de algo sem nexo, alguns episódios possuem 25 minutos e outros 40 minutos.

A série fala sobre temas extremamente atuais, como o que nos torna humanos. Aborda a depressão e problemas psicológicos com outro cenário e perspectiva, questiona o que seria realidade, aborda o assédio sexual no trabalho, por exemplo.  Entretanto, seu foco está no relacionamento de um casal traumatizado que não possui quase nada em comum e, ainda assim, partilha a essência disforme da vida.


FICHA TÉCNICA

Maniac
Data de lançamento: 21 de setembro de 2018
Direção: Cary Joji Fukunaga
Duração: 10 episódios, com uma média de 39min cada
Sinopse: Dois desconhecidos se aproximam durante o teste de uma nova droga farmacêutica controlado por um médico com seus próprios traumas e um computador emocionalmente complexo.

Foto destaque: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close