Novo ‘Halloween’ agrada pela simplicidade de seu suspense

“Não há nada de bom em deixar o mal viver”. É com esta afirmação que percorremos, mais uma vez, a trilha de corpos deixada por Michael Myers, um dos precursores dos slasher movies. Dirigido por David Gordon Green, o retorno de ‘Halloween’ se mostra como uma tentativa arriscada e assertiva de trazer a “encarnação do mal” de volta para a tela do cinema.

Na trama, uma dupla de jornalistas visita Michael na prisão com o intuito de obter maiores informações a respeito da história do notório assassino. Enquanto isso, sua irmã, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) encontra-se totalmente isolada e confinada em sua casa, preparando-se para uma possível fuga de seu irmão psicopata. Não tarda até que Michael escape da prisão durante uma transferência, ameaçando novamente a vida de quem cruza seu caminho.

Inicialmente o suspense é bastante dosado, acompanhado de uma trilha sonora apropriada. Essas cenas são intercaladas com a apresentação de cada personagem relevante, como a filha de Laurie, Karen Strode (Judy Greer) e sua neta, Alysson (Andi Matichak). O relacionamento de ambas com Laurie é bastante conturbado, embora Alysson seja mais suscetível em manter contato com a avó.

Quem busca mortes sanguinárias pode acabar ficando desapontado. O roteiro do longa esconde parte do ataque de Myers contra suas vítimas. O ocultamento de algumas mortes permanece até os corpos serem encontrados por outros personagens. O verdadeiro suspense se consolida na apresentação do assassino. O silêncio inerente ao personagem e a ausência de perspectiva de seu rosto faz com que Michael torne-se genuinamente assustador.

O grande ponto positivo encontra-se na inversão do jogo de “gato e rato” entre Michael e Laurie. O filme quebra o tradicionalismo dos filmes de terror, no qual as vítimas estão à mercê do assassino. Em ‘Halloween’, os papéis de ‘perseguidor’ e ‘perseguido’ mudam de forma descontraída e sem exageros. Afinal, já faz anos que Laurie se prepara para um encontro com seu irmão.

AA68_D023_00164RV4.jpg_cmyk_2040.0
Laurie (Jamie Lee Curtis) confronta seu nêmesis (Foto: Divulgação)

O filme peca em alguns pontos que contribuem para uma queda de sua qualidade.  A forma como o assassino sempre está em todo lugar e a invencibilidade de Michael fazem com que parte das cenas em que ele atua se tornem cansativas e previsíveis, eliminando oportunidades apropriadas para sustos planejados.

Outro ponto negativo é o desenvolvimento inconsistente de alguns personagens. A neta de Laurie, Alysson, permanece no papel simplório de adolescente indefesa, assim como seus amigos. Além dela, Dr. Sartain (Haluk Bilginer), um psiquiatra fascinado por Michael, não passa de uma cópia do antigo personagem de Donald Pleasence. Seu plot-twist banaliza sua participação no filme, tomando tempo precioso que poderia ter sido utilizado para algo mais relevante.

‘Halloween’ é uma opção para quem busca um suspense simples, mas com muito para contar. Sua trama consistente traz a verdadeira essência do homem que se esconde atrás da máscara e procura novas vítimas no Dia das Bruxas.

CLASSIFICAÇÃO 3


FICHA TÉCNICA
Halloween – Halloween
Data de lançamento: 25 de outubro de 2018
Direção: David Gordon Green
Duração: 1h 49m
Sinopse: Quatro década depois de ter escapado do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Ela foi perseguida pela memória de ter sua vida por um triz, mas dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada.

Foto destaque: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close