Conheça John Romita Jr., um dos maiores quadrinistas do mundo

John Salvatore Romita Jr. pode ser considerado um dos maiores quadrinistas do mundo. Nasceu em 17 de agosto de 1956, em Nova York, e é filho de John Romita Sr., um dos artistas mais famosos do Homem-Aranha dos os anos 60.

John Romita Jr. é responsável por inúmeras criações e cocriações do universo dos quadrinhos, com uma carreira extensa pela Marvel Comics, onde desenhou inúmeras histórias, dentre elas Pantera Negra, Sentinela Ultimare Vision. Atualmente o artista assina os quadrinhos da DC Comics, e está vindo ao Brasil pela primeira vez, para a Comic Con Experience 2018, marcando presença em todos os dias do Artist’s Alley.

Carreira

Black_Panther_Vol_4_1
Capa de ‘Pantera Negra Vol 4 #1’, por John Romita Jr. (Foto: Divulgação)

Sua carreira começou na Marvel UK, filial britânica da Marvel Comics,  e assim como a maioria dos artistas iniciantes do meio, John trabalhava com esboços para capas de reimpressões.

A estreia nos Estados Unidos aconteceu em 1977, quando publicou uma história de apenas seis páginas na Amazing Spider-Man Annual, nº 11. Em 1978, começou a ganhar destaque ao colaborar com o escritor David Micheline e o desenhista Bob Layton nas histórias do Homem de Ferro. Durante esse período desenhou os clássicos do Homem de Ferro: Warmor Wars e Demon in a Bottle.

Na década de 80, começou a escrever regularmente nos quadrinhos do Homem-Aranha, introduzindo novos personagens à trama juntamente com o escritor Dennis O’Neil, como o Homem-Hídrico e a Madame Teia. Já com o roteirista Roger Stern, cocriou o Duende Macabro.

De 1988 a 1990, John desenhou a HQ do Demolidor, participando da criação da personagem Typhoid Mary, uma das antagonistas na segunda temporada de Punho de Ferro, da Netflix. À época, os roteiros dos quadrinhos do Demolidor ficaram na responsabilidade de Ann Nocenti e arte final era feita por Al Williamson.

aHR0cDovL3d3dy5uZXdzYXJhbWEuY29tL2ltYWdlcy9pLzAwMC8yMzIvMzg3L2kwMi9UeXBob2lkTWFyeS5qcGc=
Typhoid Mary (Mary Walker), personagem criada pelo artista (Foto: John Romita Jr.)

Criações icônicas

Dentre as suas mais importantes criações, não podemos deixar de citar a Marvel Super Hero Contest of Champions, primeira série limitada da Marvel Comics que reuniu seus principais personagens.

John Romita Jr. trabalhou em diversos títulos da Marvel, como O Justiceiro: Em Zona de Guerra, primeira minissérie do mutante Cable, e o segundo arco da história Armor Wars do Homem de Ferro. Também colaborou em Demolidor: O Homem Sem Medo, juntamente com Frank Miller. Em 1998, relançou Thor juntamente com Dan Jurgens e em 1999 Peter Parker: Spider-Man, com Howard Mackie.

O seu retorno às histórias do Homem-Aranha aconteceu nos anos 2000, onde participou de uma HQ que homenageou as vítimas do ataque terrorista de 11 de setembro. Na mesma época, trabalhou ao lado do roteirista Mark Millar na série do Wolverine.

mark-millar-y-john-romita-jr-posando
Mark Millar e John Romita Jr. (Foto: Divulgação)

Foi somente em 2004 que estreou sua própria história em quadrinhos, The Gray Area, que foi publicada pela Image Comics. Em 2008, juntou-se novamente com Mark Millar e cocriou Kick-Ass, personagem que já tem dois filmes lançados.

51tg5KqVzPL._SX326_BO1,204,203,200_
‘The Gray Area’, por John Romita Jr. (Foto: Divulgação)

DC Comics

Depois de três décadas trabalhando na Marvel, Romita Jr. foi convidado para ser um dos artistas exclusivos da DC Comics, trabalhando com Geoff Johns em Superman, em 2014. Participou do relançamento da DC Rebirth com a revista All-Star Batman, juntamente com Scott Snyder, em 2016. Naquele mesmo ano, desenhou a história do Coringa  O Cavaleiro das Trevas: A Última Cruzada, que integra a cronologia do aclamado O Cavaleiro da Trevas, escrita por Brian Azzarello e Frank Miller.

Atualmente, o quadrinista está trabalhando com Frank Miller em Superman: Year One, série que tem previsão de lançamento ainda este ano.

 

 

SERVIÇO
Comic Con Experience 2018
6 a 9 de dezembro
São Paulo – São Paulo Expo
Ingressos e mais informações: https://www.ccxp.com.br

Foto destaque: John Romita Jr./Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close