Cinco podcasts que você deveria escutar

Antes de indicar alguns podcasts essenciais, é necessário responder à pergunta: “Mas afinal, o que é um podcast?

Basicamente, o podcast é uma maneira de transmitir arquivos de multimídia dentro da internet e foi criado pelos próprios usuários. O que o diferencia dos demais programas de áudio é a existência da regularidade de conteúdo, que pode baixado ou escutado em qualquer plataforma.

curry
Adam Curry, o “pai do podcast” (Foto: Divulgação)

Muitos comparam podcasts com programas de rádio, entretanto os podcasts são mais elaborados e contam com uma periodicidade diferenciada, enquanto os programas de rádio focam mais na instantaneidade.

O termo surgiu em 2004, quando o ex-VJ da MTV Adam Curry criou o primeiro agregador de podcast e disponibilizou o código na internet para que programadores o aperfeiçoassem e usassem. Já o nome, veio da junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio).

O primeiro podcast brasileiro surgiu em 2004 com Danilo Medeiros e o Digital Minds. Porém, somente em meados de 2008 o podcast atingiu seu máximo de utilização.

NerdCast

É um clássico dos podcasts brasileiros. O ‘NerdCast’ surgiu em 2006, com o nome Nerd Connection e era conteúdo do site Jovem Nerd. Formado por uma equipe central de quase dez pessoas, o podcast consegue abranger temas que vão do universo nerd à aulas de história.

Com abordagens bem-humoradas e descontraídas, os membros do podcast utilizam linguagens e referências do universo nerd para criar e manter uma ambientação de conversa casual.


Mamilos

O ‘Mamilos’ é um podcast jornalístico semanal que aborda polêmicas das redes sociais de forma abrangente, tratando os assuntos com o objetivo de trabalhar a empatia, respeito, bom humor e tolerância.

Formado por um dupla feminina, o podcast traz programas divertidos, dinâmicos e bem estruturados, utilizando a intertextualidade do mundo atual de forma brilhante.


Matéria Escura

‘Matéria Escura’, criado por Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno, aborda debates sobre assuntos variados. O grande diferencial deste podcast é o fato de que a gravação do mesmo acontece em lives (ao vivo).


Troca o Disco

O ‘Troca o Disco’ está no ar desde 2013, e é formado por uma equipe de cinco homens que tem como público-alvo quem é apaixonado pelo universo musical. Abordando temas variados e estilos musicais diversos, o podcast debate sobre fotografias de videoclipes, capas de álbuns e outras curiosidades interessantes de forma descontraída.


Braincast

‘Braincast’ debate sobre temas diversos, desde o surto da Chikungunya ao empreendedorismo. A variedade de assuntos é um ponto positivo para quem deseja se informar de forma prática.

 

E aí, gostou da nossa seleção?! Tem mais algum podcast pra indicar? Fala com a gente!

 

Foto destaque: Mamilos/Divulgação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close