‘Sword Art Online’ retorna com potencial em nova temporada

“Never Gear, on”. Sword Art Online retornou para mais uma temporada. Adaptando os eventos do nono ao décimo volume do mangá, o novo arco intitulado ‘Alicization’ é transmitido pela plataforma de streaming Crunchyroll e tem como foco a chegada de Kirito Kirigaya a um reino virtual desconhecido, imersivo e cheio de mistérios.

Escrita por Reki Kawahara, a história se inicia pela perspectiva de um Kirito recém-acordado em uma fabulosa floresta. Sem qualquer memória, o espadachim busca informações a respeito de onde está. Não demora até que Kirito se depare com quatro reinos pacíficos repletos de NPC’s dotados de emoções e pensamentos profundos.

Sword-Art-Online-Alicization-Imagem-Destaque
Kirito busca informações sobre o novo mundo virtual (Foto: Divulgação)

Não há dúvidas de que tudo está muito acima de um simples jogo. O mundo virtual no qual o protagonista se encontra se trata de um planejamento militar chamado Alicization. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de pensar e tomar decisões semelhantes a um humano. Este plano só se tornou possível pelo uso de uma nova tecnologia virtual, capaz de acessar memórias e percepções humanas, assim como restaurar conexões neurais perdidas.

Baseado no conto de ‘Alice no País das Maravilhas’, com referências ao tempo medieval, o reino virtual é povoado por mais de 80.000 inteligências artificiais replicadas de humanos reais. Estes NPC’s (personagens não jogáveis) vivem em vilarejos humildes onde cada pessoa possui uma função. Lenhadores, médicos, freiras, magos e guerreiros convivem em harmonia no meio de grandes montanhas de gelo que dividem o “mundo humano” do “mundo das trevas”.

kirito
Reino desenvolvido pelo projeto Alicization (Foto: Divulgação)

Com oito episódios já lançados, a trama se desenvolve rapidamente sem qualquer perda de informação. O contexto é construído de forma sólida e cada novo personagem é inserido com cautela, assim como suas respectivas funções e problemas pessoais. Além disso, os personagens antigos (Asuna, Suguha, Klein, Rika, Eguil, Shino e Keiko) permanecem com funções equilibradas em relação ao novo conteúdo.

A animação mantém a alternância de cenas entre o mundo virtual e o real. Este mecanismo permite uma imersão confortável dentro da história contada, assim como nos problemas que circulam cada personagem. Embora a problemática mais abordada seja a presença de Kirito no mundo virtual, a perspectiva de seus amigos que buscam encontrá-lo no mundo real também instiga um sentimento de suspense, uma vez que todo o projeto Alicization está envolto em um conflito de interesses capaz de mudar o rumo do poderio militar.

Outro elemento importante são os traços característicos do anime. Desde pequenos objetos até a exibição de cenários, o detalhamento por trás de cada desenho reflete o trabalho refinado de Kawahara. Além disso, as cenas de batalha permanecem com a mesma intensidade das sagas anteriores, acompanhadas sempre de uma trilha sonora que revive os melhores momentos das primeiras imersões do público no mundo virtual.

‘Sword Art Online Alicization’ mantém um bom desempenho nos poucos episódios lançados. Quem busca uma história complexa irá se deleitar com este universo, embora seja importante vasculhar as sagas anteriores para reter melhor as informações.

 

CLASSIFICAÇÃO 4


FICHA TÉCNICA
Sword Art Online Alicization
Data de lançamento: 7 de outubro de 2018
Direção: Reki Kawahara
Duração: 20m por episódio
Sinopse: “Onde… eu… estou…? Antes dele perceber, Kirito havia entrado em uma aventura épica, um mundo de fantasias virtuais. Ele lembrava apenas algumas memórias do acontecido antes de entrar no jogo, ele começou a andar pela região, procurando pistas. Ele chegou em uma enorme, árvore escura (A Gigas Cedar), Onde ele encontrou um garoto. “Meu nome é Eugeo, Prazer em conhecê-lo, Kirito”. Ele era um residente daquele mundo virtual -um NPC- o garoto mostrou emoções igual a um humano no mundo real. Assim que Kirito fez amizade com Eugeo, ele continuou a procurar um jeito de como sair daquele mundo. Enquanto isso, ele lembrou uma certa memória que estava bem fundo dentro dele. Ele lembrou escalar uma montanha com Eugeo quando criança… Uma memória que ele não deveria ter em primeiro lugar. E nessa memória, além de Eugeo, parecer haver uma garota loira. O nome dela é Alice. E esse é um nome que nunca deve ser esquecido…

*Edição de conteúdo: Amanda Marques | Foto Destaque: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close