‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ é inovador e eleva patamar dos filmes de heróis

Sim, mais um filme do Homem-Aranha. O ‘amigo da vizinhança’ é um dos super-heróis com mais longas-metragens no currículo, totalizando sete com ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’, o que prova a popularidade incontestável do cabeça de teia. É de se pensar que após tantos filmes (um em fase de produção), a história de origem e a fórmula de abordagem das histórias do herói já estejam um pouco desgastadas.

MV5BZGViYjdlYzMtYjk1Ni00ZTdmLTljNjQtNDFlNTU2ZjI4NWE3XkEyXkFqcGdeQXVyNjYzNzc2MDA_._V1_.0
Miles Morales é o protagonista em ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ | Foto: Sony/Marvel

‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ trabalha o herói a partir de uma nova perspectiva, trazendo a história de Miles Morales para as telonas pela primeira vez. No filme, Miles é um estudante que gosta de grafitar, incentivado por seu tio, Aaron. Após ser picado por uma aranha geneticamente modificada e interdimensional, Miles ganha poderes aracnídeos. O jovem se depara com Peter Parker, que, em uma tentativa de impedir que o Rei do Crime abra portais interdimensionais, acaba falecendo.

Cabe a Miles assumir a alcunha do Homem-Aranha, e continuar o legado de Peter. Porém, na tentativa de vislumbrar outras dimensões, o Rei do Crime acaba transportando acidentalmente diferentes super-heróis que utilizam o manto do Aranha. Juntos, os heróis precisam deter os planos de Wilson Fisk e voltar para casa.

homem-aranha-no-aranhaverso-18-10-03-img00
Da esquerda para direita, os Aranhas: Peni Parker (Terra-14512), Spider-Gwen (Terra-65), Presunto-Aranha (Terra-8311), Miles Morales (Terra-1610), Peter B. Parker (Terra-616) e Homem-Aranha Noir (Terra-90214) | Foto: Sony/Marvel

A parceria da Sony e da Marvel é genial. Trazendo uma animação inspirada nos quadrinhos, o filme é tecnicamente belíssimo, fluindo no “estilo Marvel”, com balões de fala, passagens de cenas com quadros e onomatopeias. A animação soube aproveitar muito bem os recursos gráficos dos universos de cada Aranha, misturando técnicas de anime, quadrinhos noir e cartoons.

Um dos principais pontos positivos do longa é a representatividade. Miles Morales é um adolescente negro do Brooklyn, com ascendência hispânica, que faz grafite e estuda em uma escola para prodígios. A complexidade do personagem, suas relações com a família, com um pai policial super protetor que odeia o Homem-Aranha, e um tio amoroso e misterioso; e sua dificuldade de conciliar a adolescência com o dever transformam Miles em um personagem extremamente humano e identificável.

Spider-Man-Into-the-Spider-Verse
Miles tem uma relação difícil com seu pai, um policial super protetor que odeia o Homem-Aranha | Foto: Sony/Marvel

Outro ponto alto do filme são os vilões, e suas motivações no filme. Apesar de Wilson Fisk, o Rei do Crime, ser o grande antagonista da trama, personagens icônicos como o Duende Verde, Doc Ock, Gatuno e Escorpião fazem valer seu tempo na tela.

A versão com áudio original do longa conta com um elenco de peso: Shameik Moore (The Get Down), Hailee Steinfeld (Bravura Indômita), Liev Schreiber (Spotlight), Mahershala Ali (Moonlight), Nicolas Cage e Lily Tomlin (Grace and Frankie).

Spider-Verse-_-Spider-People-Voice-Talent
Da esquerda para direita, elenco posa com seus respectivos personagens: John Mulaney (Presunto-Aranha), Liev Schreiber (Rei do Crime), Jake Johnson (Peter B. Parker), Shameik Moore (Miles Morales), Hailee Steinfeld (Spider-Gwen), Nicolas Cage (Homem-Aranha Noir) e Kimiko Glenn (Peni Parker) | Foto: Columbia/Sony

É importante ressaltar também que o filme fez uma homenagem emocionante ao criador do Homem-Aranha, Stan Lee, que faleceu há cerca de um mês.

‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ foi feito para agradar fãs dos quadrinhos, e também conquistar novas gerações. Unindo cenas de ação, piadas no melhor estilo do cabeça de teia, e valores importantes, o filme é um dos melhores do gênero, mostrando que dar uma chance ao novo pode valer à pena.

P.S.: Fique para a cena pós-créditos!

foca 5


FICHA TÉCNICA
Homem-Aranha no Aranhaverso – Spider-Man: Into the Spider-Verse
Data de lançamento: 10 de janeiro de 2019
Direção: Rodney Rothman, Peter Ramsay e Bob Persichetti
Duração: 2h
Sinopse: Miles Morales é um jovem negro do Brooklyn que se tornou o Homem-Aranha inspirado no legado de Peter Parker, já falecido. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói aracnídeo sob um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras variações do Homem-Aranha.

 

Foto destaque: Marvel/Sony.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close