‘Bird Box’ – Adaptação da Netflix traz suspense longo e imersivo

Filmes sobre o fim do mundo sempre despertam o interesse do público. Um tema tão explorado acaba sendo difícil de surpreender diante de tantos títulos lançados anualmente. Contudo, ‘Bird Box’, adaptação da Netflix, traz um cenário angustiante capaz de fascinar o telespectador diante do mistério que aborda.

DSC04279.CR2
Malorie (Sandra Bullock) tenta sobreviver com seus filhos em mundo pós-apocalíptico | Foto: Divulgação

Adaptado do livro homônimo de Josh Malerman, o enredo fala sobre o surgimento de “criaturas” capazes de despertar o desejo de suicídio ou loucura em qualquer pessoa que as veja.

Diante da problemática, os poucos sobreviventes precisam vendar os olhos e abdicar da visão para lidar com o mal que os cerca. É nesse contexto que somos apresentados a Malorie (Sandra Bullock), uma mãe que procura um lugar seguro para si e para seus filhos.

O filme se utiliza da alternância entre passado e presente para manter o suspense. O recurso é fundamental para contar a história, que tem duração de aproximadamente duas horas. É por meio dele que presenciamos o início dos primeiros suicídios até os acontecimentos que permeiam o momento presente.

Semelhante ao título ‘Um Lugar Silencioso’, o filme utiliza-se da privação de um sentido como foco de uma tentativa de sobrevivência; o enredo mantém as informações ocultas e a percepção do público é essencial. Em outras palavras, ele entende a sua proposta e não entrega o ouro facilmente. Contudo, algumas informações não ficam explicitas. Este é um artifício interessante utilizado por pela diretora Susanne Bier para manter o público curioso até o fim do longa.

bird-box-netflix-photo002-1545153234387_1280w
Malorie e Shannon tentam fugir da cidade | Foto: Divulgação

O elenco selecionado traz nomes de peso. Sandra Bullock (‘Gravidade’) e Sarah Paulson (‘American Horror Story’) fazem um excelente trabalho em suas atuações.

O roteiro de Susanne coloca suas personagens em circunstâncias que instigam o sentimento de angustia e interesse. Um exemplo disso é uma cena na qual alguns sobreviventes andam pela cidade em um carro com vidros cobertos. A sua única noção de direção é o GPS e o sensor de aproximação presente no veículo.

Vale alertar que a origem dos monstros e o motivo de fazerem o que fazem não é o objetivo central. Os ataques simplesmente iniciam e logo o mundo está inserido no caos antes de ser engolido pelo silêncio.  A falta dessas informações pode gerar descontentamento. Além disso, a presença de alguns personagens é tão pouco aprofundada que a existência deles ali é claramente pautada na necessidade de apresentar a morte.

Bird Box é uma opção interessante para quem busca um bom suspense repleto de mistério e cenas de ação. Diante de tantas opções, vale a pena apagar as luzes, acessar o catálogo e aproveitar a sensação de curiosidade diante do apocalipse silencioso que pode surgir de qualquer lugar.

foca 2


FICHA TÉCNICA

Bird Box – Caixa de Pássaros
Data de lançamento: 21 de dezembro de 2018
Direção: Susanne Bier
Duração: 1h 57m
Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico, Malorie (Sandra Bullock) e seus filhos precisam chegar em um refúgio para escapar do Problema, criaturas que ao serem vistas fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close