Festivais Música Notícias

Lolla Brasil 2019: Jorja Smith é a voz que dá poder ao R&B contemporâneo

Compositora britânica se apresenta no segundo dia de festival; setlist traz sucessos de ‘Lost & Found’

Vencedora do Brit Awards 2018, Jorja Smith sobe ao palco do Lollapalooza Brasil no dia 6 de abril, apresentando a instigante junção de R&B, soul e jazz numa potente e honesta voz.

A cantora e compositora mostra o aclamado ‘Lost & Found’ (2018) , seu álbum de estreia.

Com apenas 21 anos, Jorja consolida uma carreira de qualidade ímpar; nas músicas, seu íntimo revelado com visão delicada e forte sobre o amor, além do destaque para o ativismo como mulher negra.

Em entrevista à revista The Cut, ela declarou: “meu pai costumava me dizer ‘você não é branca. Você é negra’. Eu sou uma mestiça e ele dizia: ‘Você nunca será branca’, algo que é verdade. Se houvesse uma guerra racial, os brancos não me aceitariam”. A importância dessas palavras se estenderam também ao gosto pela música como expressão de identidade.

O ínicio

Ainda na infância, Smith começou a tocar oboé e piano incentivada pelo pai. Aos 15 anos, postava vídeos no YouTube com versões voz e violão de músicas como “On A Mission” (Katy B) e “Too Close” (Alex Care), que rendeu a descoberta por seu empresário.  

Em 2016, lançou “Blue Lights” e a repercussão deu guinada na carreira da jovem que, da casa dos tios em Londres, onde trabalhou como garçonete em uma rede de lanchonetes, ganhou shows com entradas esgotados pelo público. 

‘Blue Lights’ se tornou trilha do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), contra a brutalidade, discriminação e desigualdade racial nos Estados Unidos e no mundo.

Parcerias  

Antes de emplacar o primeiro álbum, Jorja Smith chamou a atenção dos músicos Drake, Bruno Mars e Kendrick Lamar através do EP ‘Project 11’ (2016) e de alguns singles.

Com Drake, participou da mixtape ‘More Life’ nas faixas “Get It Together” e “Jorja Interlude”, já a colaboração com Bruno Mars a levou a ser responsável pelos shows de abertura da turnê Magic World Tour 2017.  

drake-jorja-smith-divulgacao
Drake e Jorja Smith fazem show em Toronto, 2017 | Foto: Instagram/Divulgação

Em 2018, a britânica colaborou com Kendrick Lamar na música “I AM”, trilha sonora do notável Pantera Negra.

As parcerias de Jorja eram prenúncio da potência que estaria por vir em seu trabalho inédito, cuja recepção ergueu solidamente as possibilidades que ela poderia explorar sozinha (e o fez), apenas uma extensão natural da independência feminina da qual é defensora e protagonista.

Lost & Found

Quando lançou ‘Lost & Found’, em fevereiro de 2018, Jorja Smith foi abraçada pela crítica e comparada, inclusive, à Lauryn Hill, que conseguiu o feito de ser indicada a onze Grammys em 1999 pelo atemporal ‘The Miseducation of Lauryn Hill’, seu debut.

Fato é que o trabalho de Jorja demonstra, a cada faixa, uma riqueza sonora inegavelmente construída por referências e ritmos claros, que dialogam na mesma intensidade da afinação vocal e poética da cantora.

Em músicas como “Teenage Fantasy”, “Where Did I Go?” e “On Your Own” há mescla entre elementos pop e piano. O freestyle “Lifeboats” traz a assertividade das palavras na abordagem de questões sociais. Assim, o desenvolvimento das 12 canções é certeiro até a  derradeira “Don’t Watch Me Cry”. 

jorja-smith-foto-rashid-babiker
Primeiro álbum de estúdio de Jorja Smith traz composições sobre amor e questões sociais | Foto: Rashid Babiker

Os propósitos de sua música configuram o surgimento de uma das melhores artistas do momento. E por essa presença, exposta no palco e cotidiano, é celebrada não somente no âmbito musical, mas também em campanhas, desfiles e eventos.

No Lolla, a inglesa deve cativar quem ainda não a conhece, e engrandecer o festival para aqueles que já se renderam ao poder de suas composições.

Escute:

 

*Imagem destaque: Divulgação

0 comentário em “Lolla Brasil 2019: Jorja Smith é a voz que dá poder ao R&B contemporâneo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: