Música Notícias

Avril Lavigne desconstrói sua imagem punk-rock em ‘Head Above Water’

Cantora canadense explora novo estilo através de letras pessoais

Há de mais de cinco anos sem fazer nenhum trabalho novo e fora dos holofotes da mídia, a cantora canadense Avril Lavigne, está de volta com seu sexto álbum de estúdio, Head Above Water’

Em uma carta aberta destinada principalmente aos seus fãs, a cantora conta que toda essa demora se deve principalmente à sua luta contra a Doença de Lyme desde 2014, quando recebeu o diagnóstico.

“Em uma noite, pensei que estivesse morrendo, e aceitei o fato de que ia morrer. Minha mãe me colocou na cama e me ajudou. Me senti como se estivesse afogando. Eu orei ‘Deus, deixe minha cabeça fora d’água’. Daquele momento em diante comecei a escrever as músicas que estão no álbum. Foi uma experiência espiritual. As letras transbordavam por mim naquele ponto,” confessou a cantora. 

Avril no clipe Head Above Water | Foto: Reprodução

Por conta disso, a expectativa em torno do novo álbum era que ela fosse abordar o período de luta, com letras bem sentimentais e pessoais, e ela foi cumprida. Em Setembro de 2018, o primeiro single, “Head Above Water”, foi lançado, uma balada gospel que fala de como a fé cristã de Avril Lavigne lhe ajudou nesse momento difícil e lhe ajudou a voltar a viver.

A música marca uma nova era na carreira de Avril, que durante muito tempo foi conhecida como a “princesa do pop-punk” no início de sua carreira entre 2002 e 2007, época em que mais fez sucesso, com hits como “Complicated”, “Sk8er Boy” e “Girlfriend”. Ela amadureceu tanto em seu estilo musical quanto como compositora, porém sua voz continua praticamente inalterada. Ninguém poderia prever que aquela adolescente de 17 anos skatista lançaria anos mais tarde uma música gospel.

Novos caminhos

O novo álbum é justamente como a cantora prometeu: letras bastantes sentimentais e com melodias em sua maioria instrumentais, com bastante violão, piano e passagens com violino; as guitarras ficaram um pouco de lado dessa vez.

Em relação ao estilo musical, ‘Head Above Water’ é predominantemente pop assim como seu antecessor, o álbum autointitulado ‘Avril Lavigne’. No entanto, há muitos elementos de soul como vemos na faixa “Tell Me It’s Over”, que também mistura elementos de R&B, lembrando bastante a música “Love On The Brain”, de Rihanna.

A sequência das faixas é bastante consistente, transmitindo uma sensação de tranquilidade, mensagens de esperança, no caso de “Birdie” e “Warrior”, e também nos fazendo sentir apaixonados em “Crush”, “Love Me Insane” e “Goddess”.

Porém, esse clima é quebrado na metade do álbum com “Dumb Blonde”, uma música bastante pop chiclete que conta com a parceria da rapper Nicki Minaj, apesar de a batida estilo cheerleader ser bastante cativante e a letra falar sobre empoderamento feminino, perto das outras faixas, “Dumb Blonde” não se equipara, caso semelhante foi o de “Hello Kitty”, um dos singles do álbum anterior que também tinha uma pegada bem pop comercial e que não agradou a todos os fãs.

A mudança de estilo de Avril é notável, praticamente não tem nada que remete à Avril da época de “Girlfriend” e “Sk8er Boy”, no entanto, isso de forma alguma é algo ruim. 

O tempo nos traz aprendizado e evolução, algo que é muito perceptível na nova etapa da carreira de Lavigne, tudo o que vivenciou em todos esses anos trouxeram maior maturidade e autonomia para o seu trabalho, que transmite tudo isso por meio das lindas melodias de “Head Above Water” e pelos excelentes vocais, nos quais colocou grande parte de sua essência e os sentimentos que vivenciou. 

foca 2

Ouça ‘Head Above Water’: 

Imagem destaque: Divulgação / Edição de Conteúdo: Andreza Reis

0 comentário em “Avril Lavigne desconstrói sua imagem punk-rock em ‘Head Above Water’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: