Festivais Música

Duda Beat: confira 5 curiosidades sobre a cantora

Dona de hits de sofrência, a artista pernambucana é um dos destaques do atual cenário da música nacional

Quando lançou ‘Sinto Muito’ (2018), seu álbum de estreia, Duda Beat trouxe acalanto aos corações românticos sofridos com muita autenticidade.

Refrões-chiclete, batidas para dançar e uma união entre pop e brega que vingou festivamente, tornam a cantora uma das promissoras novidades da música nacional. Confira a seguir algumas curiosidades sobre ela:

O nome artístico

Ao pensar em qual nome artístico iria apresentar ao público, Eduarda Bittencourt recebeu a sugestão de sua backing vocal para usar “Duda Beat”, mas pensou que poderia ser confundida com uma rapper, dado que a proposta de sua música não era essa.

Natural de Recife, logo depois, Duda relacionou o nome com o Movimento Manguebeat e o adotou, fazendo menção à contracultura pernambucana consolidada por Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e tantos outros.  

É cientista política

Aos 18 anos, a cantora se mudou para o Rio de Janeiro com o propósito de entrar no curso de Medicina e ser anestesista. Segundo ela, sua filosofia era “curar as pessoas sem que elas sentissem dor”, o que, ironicamente, faz a música.

Entretanto, ela não conseguiu nota suficiente para a carreira e decidiu cursar Direito, o que também não foi possível: sua nota dava para entrar em Ciências Políticas e arriscou. Com o passar dos semestres, criou paixão pelas matérias e concluiu o curso. Então, quando ela falar sobre política, tem propriedade (e diploma)!  

Resultado de imagem para duda beat
Cantora une estilos pop, brega e batidas eletrônicas| Foto: Reprodução/Mary Cruz

Ficou dez dias em silêncio absoluto

Duda afirmou que ter passado muito tempo em busca de amores não correspondidos fez com que ela precisasse de uma limpeza espiritual, por isso, antes de apresentar suas composições, foi para o retiro Vipassana. Lá, a artista ficou dez dias sem falar, o que, segundo ela, provocou uma mudança gigantesca em sua vida e acendeu a vontade de lançar o primeiro álbum.

A Vipassana é umas técnicas de meditação mais antigas da Índia e consiste na autorreflexão para que as coisas sejam vistas como realmente são. 

Tem amizade com a galera da cena indie carioca

Não é difícil que artistas se encontrem quando galgam suas carreiras na mesma localidade. Duda Beat, por exemplo, é amiga de Castello Branco e Letrux, antes mesmo de se tornarem conhecidos do público e, sobretudo, na cena musical independente carioca.  

As amizades renderam, inclusive, algumas colaborações e até inspirações. A faixa “Céu da Boca”, composta por Castello Branco para o álbum ‘Serviço’ (2013) foi inspirada na cantora, além de levar sua voz nos backings.

Já Letícia Novaes, a Letrux, convidou Duda Beat para participar da faixa “Que Estrago”, um dos maiores hits de ‘Letrux em Noite de Climão’ (2017).    

Sabia que ‘Sinto Muito’ ia ser um sucesso

A segurança e a vontade foram os combustíveis de Duda Beat ao desengavetar composições e jogar sua dor de volta ao mundo de forma notável.

Para ela, a resposta sobre as expectativas em torno do álbum autoral não é clichê – convenhamos que Duda é clichê em quase nada -, sabia que as faixas tinham tudo para ser um sucesso porque investiu tempo (dois anos) e dedicação em cada elemento do disco, tudo pensado em conjunto com o guitarrista, produtor e namorado, Tomás Tróia.

Lollapalooza Brasil 2019

A cantora recifense é uma das atrações do dia 6 de abril (sábado) no festival. Ela se apresenta a partir das 12h30, no Palco Adidas.

Hits como “Bixinho”, “Bédi Beat”e “Bolo de Rolo” prometem ao setlist uma catarse de sofrência e dança.

SERVIÇO

Lollapalooza Brasil 2019
5, 6 e 7 de abril
Autódromo de Interlagos, São Paulo
Ingressos: https://www.lollapaloozabr.com/

Foto destaque: Ana Alexandrino

0 comentário em “Duda Beat: confira 5 curiosidades sobre a cantora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: